Em 2020, o Botafogo decidiu se autoproclamar tricampeão mundial, referindo-se às suas vitórias no Torneio Internacional de Caracas. Essa competição ocorreu entre 1958 e 1981 na capital da Venezuela e teve dez edições.
Embora tenha recebido diferentes nomes ao longo dos anos, como Copa Navidad de Caracas (1958), Copa Círculo de Periódicos Deportivos (1967), Troféo Julio Bustamante e Oldemario Ramos (1968), Copa Carnaval de Caracas (1969) e Copa Ciudad de Caracas (1980 e 1981), todas essas edições foram consideradas parte do mesmo campeonato.
Uma das razões que levaram o Botafogo a considerar esses títulos como mundiais foi a presença de adversários de renome que participaram dessas edições, incluindo Real Madrid, Barcelona, Peñarol, Benfica, Sporting, Porto, além das seleções da Argentina, Colômbia e União Soviética.
O Botafogo é o clube com mais títulos nesse torneio, com o Cruzeiro em segundo lugar, com dois. O Brasil foi o país que mais venceu, com seis conquistas, sendo o Bangu, em 1958, o outro vencedor. Espanha (La Coruña e Real Madrid), Portugal (Sporting) e União Soviética (Dínamo Moscou) também foram campeões.
O Botafogo conquistou seus títulos enfrentando o Barcelona (1967), a seleção argentina (1968) e a seleção soviética (1970). O jornalista e historiador Roberto Assaf destaca que, naquela época, torneios com uma pretensão de “Mundial” eram comuns.
“Na realidade, vários torneios desses foram realizados ao longo do tempo em diversos lugares. O Bangu, por exemplo, teve um desempenho em 1960 nos Estados Unidos e também considera como Mundial (International Soccer League)”, disse o historiador.