Na última semana, o Conselho de Administradores da NBA aprovou por unanimidade a aplicação de uma nova regra para tentar evitar que as equipes da liga “exagerem” ao poupar seus principais jogadores durante a temporada regular.
Agora, as equipes só poderão dar descanso a um astro por vez nos 82 jogos da temporada regular da NBA. Caso haja alguma infrição desta regra, a multa pode chegar a US$ 1 milhão (quase R$ 5 milhões).
Conhecida como “Load Management”, a estratégia de poupar os principais atletas do elenco com o objetivo de evitar lesões e preservar os jogadores para os playoffs foi alvo de bastante polêmica nos últimos anos.
“Se você é um jogador saudável nesta liga, espera-se que você jogue. O mais importante é que todos os diferentes grupos constituintes da liga sentem que, em última análise, isso tem a ver com os torcedores. É por isso que levamos isso longe demais”, justificou Adam Silver, comissário da NBA.
Vale lembrar que o preço do ticket/ingresso para uma partida da NBA costuma variar dependendo da presença ou não de determinados atletas em quadra. Como o “Load Management” geralmente não é algo tornado como público, muitos fãs podem pagar valores elevados por ingressos de partidas que não irá contar com os principais jogadores.
As únicas exceções para a nova regra aplicada são lesões, motivos pessoais ou restrições pré-aprovadas para a atuação em jogos consecutivos, como idade, carga de trabalho ou histórico de lesões.