Na última quinta-feira (7), a Conmebol sorteou, em Miami, nos Estados Unidos, os grupos da próxima Copa América, que será realizada nos Estados Unidos entre junho e julho de 2024. A grande surpresa está no Grupo D, já que Colômbia e Brasil se enfrentarão, garantindo um provável encontro entre Neymar e James Rodríguez. Vale ressaltar que o brasileiro ainda se recupera da lesão.
Após o sorteio, os grupos se formaram da seguinte maneira: Grupo A: Argentina, Peru, Chile, Concacaf 5 (Canadá ou Trinidad e Tobago). Grupo B: México, Equador, Venezuela e Jamaica. Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá e Bolívia. Por fim, Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai, Concacaf 6 (Costa Rica ou Honduras). A Seleção Brasileira busca a recuperação, após resultados insuficientes.
No torneio, além de contar com as dez seleções sul-americanas, ainda recebem mais seis equipes da Concacaf. No entanto, quatro delas já foram escolhidas: Estados Unidos, Jamaica, México e Panamá. Os outros dois competidores ainda serão apresentados em 24 de março, contando com uma eliminatória de jogo único: Canadá x Trinidad e Tobago e Costa Rica x Honduras.
Lesão de Neymar gera preocupação à CBF
Ainda em outubro, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) compartilhou aos torcedores a situação do atacante Neymar, do Al-Hilal. O jogador passou por uma cirurgia no joelho esquerdo, após se lesionar no confronto contra o Uruguai. O atleta contou com uma ruptura de ligamento cruzado anterior e também ruptura do menisco. Por isso, retorna aos gramados apenas em 2024.
Levando em consideração casos anteriores, a recuperação após a cirurgia pode envolver algo entre nove e 12 meses. Ainda assim, há situações em que o atleta conseguiu retornar aos gramados em seis e sete meses. No entanto, a expectativa da CBF é que o atleta esteja pronto para atuar na Copa América de 2024, O intuito é garantir uma recuperação até oito meses.