Pelo menos na teoria, tudo indica que o Zenit foi quem ‘levou a melhor’ em seus últimos negócios com o Corinthians. Por menos de R$ 60 milhões, o clube russo levou quatro joias do Timão, como foi o caso do zagueiro Robert Renan, o volante Du Queiroz, e os atacantes Gustavo Mantuan e Pedro.
Os jogadores da lista, com exceção de Pedro, já tem seus direitos ligados ao time de São Petersburgo, que em troca, liberou o atacante Yuri Alberto ao Corinthians. A parceria entre as equipes, inclusive, é algo bem recorrente e acontece desde julho do ano passado. O time do Parque São Jorge é o único time do ocidente a vender atletas ao futebol russo desde o início da guerra com a Ucrânia.
Vale lembrar que a lista não incluí o goleiro Ivan, que também teve parte do seu passe cedido ao Zenit. O arqueiro, no entanto, ficou menos de seis meses por lá, retornando neste ano para atuar no Vasco da Gama.
As negociações entre Zenit e Corinthians
Como dito anteriormente, todos com exceção de Pedro estiveram envolvidos no retorno de Yuri Alberto ao Timão. O zagueiro Robert Renan, por exemplo, teve 80% dos seus direitos econômicos repassados aos russos como pagamento do atacante.
Já Mantuan teve o mesmo destino, mas teve 100% do seu passe liberado. Em contrapartida, o time de São Petersburgo desembolou 2 milhões de euros para isso. Por fim, o volante Du Queiroz também envolveu apenas direitos econômicos, onde teve 90% dos seus repassados ao Zenit.
Por fim, a negociação envolvendo Pedro ainda não está concretizada oficialmente. Apesar disso, já se sabe que o time russo pagará 9 milhões de euros (R$ 47,4 mi) por 50% do seu passe.