Neymar anda em baixa no futebol europeu e mundial desde antes do início da Copa do Mundo Catar 2022. Com números mais discretos (leia-se: menos gols e assistências) desde então, o camisa 10 do Paris Saint-Germain (PSG) e da seleção brasileira vem sendo alvo de críticas por conta do desempenho abaixo do esperado.
Porém, mesmo com esses números mais discretos e há praticamente dois meses sem entrar em campo devido a uma lesão no tornozelo direito sofrida durante partida válida pelo Campeonato Francês, o atacante segue sendo o brasileiro com mais participações em gols nas cinco principais ligas europeias em 2022/23.
Contando os principais campeonatos nacionais de França, Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha, nenhum outro jogador brasileiro tem somados mais gols e assistências nesta temporada. Quem chega mais perto é Gabriel Martinelli, que deu passe para um dos gols do Arsenal no empate por 2 a 2 com o West Ham no último domingo (16).
A lesão que tirou Neymar de “combate”
A última partida de Neymar aconteceu no dia 19 de fevereiro, em vitória por 4 a 3 sobre o Lille, pela 24ª rodada do Campeonato Francês. Autor de um gol e uma assistência na ocasião, ele deixou o campo de maca, chorando, logo aos cinco minutos do segundo tempo.
Exames constataram lesão ligamentar, e um procedimento cirúrgico foi realizado. O jogador de 31 anos, que já havia machucado o mesmo local na Copa do Mundo, só voltará a atuar em 2023/24. A previsão inicial de retorno foi de quatro meses.
Outros brasileiros de destaque no ranking
Vinicius Junior, do Real Madrid, Gabriel Jesus, do Arsenal, e Firmino, do Liverpool, são os atacantes que fecham o top 5 do ranking de participações em gols de brasileiros nas principais ligas.
No Francês, Neymar segue como o segundo maior garçom contando todos os jogadores da competição, atrás apenas de Messi, que tem 14 assistências. Outro brasileiro aparece na terceira posição, com nove: Caio Henrique, do Monaco.
Neymar tem 11 jogos a menos que Gabriel Martinelli, segundo colocado. Dentro do top 10, apenas Gabriel Jesus, que ficou afastado por mais de três meses por conta de lesão no joelho durante a Copa do Mundo, tem menos partidas que o camisa 10 do PSG – 19 contra 20.
Contabilizando todas as competições na temporada 2022/23, Neymar também é líder, só que com margem menor para o segundo colocado, que é Vinicius Junior – não são contabilizadas partidas do Mundial de Clubes, referente a 2021/22. Rodrygo e Raphinha ganham posições em relação aos números das ligas nacionais.
Veja o top 5 detalhado
Neymar (PSG) – 34 participações (18 gols + 16 assistências)
Vini Jr (Real Madrid) – 31 participações (18 gols + 13 assistências)
Gabriel Martinelli – 20 participações (14 gols + 6 assistências)
Rodrygo – 19 participações (10 gols + 9 assistências)
Raphinha – 18 participações (9 gols + 9 assistências)