Em novo movimento do Real Madrid, a equipe realizou uma denúncia junto ao Ministério Público da Espanha, após Vini Jr sofrer novos ataques racistas, algo que tem tomado proporção inesperada. A diretoria enfatizou o crime envolvendo torcedores de Atlético de Madrid e Barcelona. O atleta busca apoio e reconhecimento sobre o assunto, algo que o atacante Neymar já contribuía no passado.
Ainda na temporada de 2014, Neymar publicou uma imagem nas redes sociais, ao lado de seu filho, segurando uma banana em mãos. Na legenda, levantava a manifestação: “Somos Todos Macacos”, uma ação contra o racismo. Na época, a defesa era em relação ao ex-jogador Daniel Alves, que foi atingido por uma banana e acabou comendo a fruta dentro de campo, como protesto.
Naquele momento, a agência de publicidade Loducca comentou: “Como toda manifestação, o #somostodosmacacos, mesmo atingindo dimensão mundial e provocando uma discussão honesta sobre um tema, infelizmente, mais atual do que gostaríamos, gerou algumas dúvidas sobre ele mesmo, sobre a forma e também sobre a participação de uma empresa de comunicação nele, nós”.
Neymar levanta campanha que dividiu opiniões
Quando jogaram a banana em Daniel Alves, no jogo contra o Villareal, Neymar decidiu tomar uma atitude que alcançasse diversos cantos do futebol mundial. A manifestação “Somos todos macacos”, de acordo com Loducca, tinha o objetivo de ser algo bem-humorado e irônico, que ridicularizasse os racistas, batendo de frente com um problema tão recorrente.
Agora, quem vem se manifestando sobre o racismo é o Real Madrid, apoiando Vini Júnior na causa. ‘O Real Madrid condena esses ataques violentos de racismo, discriminação e ódio que vem sendo produzidos, lamentavelmente de maneira reiterada, contra nosso jogador Vinicius Junior. Nosso clube seguirá trabalhando na defesa dos valores do futebol e do esporte e se manterá firme na luta”, iniciou.