No mundo do futebol, a aparência conta, e muito. Não só no que diz respeito aos jogadores, mas também ao uniforme que representam em campo. Nesse sentido, o Napoli, equipe da liga italiana de futebol, vem surpreendendo positivamente há duas temporadas com a produção independente de seus uniformes, em parceria com a EA7 de Emporio Armani.
O clube tem o costume de lançar uma peça especial para vários eventos do ano, somando mais de 10 modelos diferentes a cada temporada. E para o Halloween de 2023, os sulistas escolheram um design completamente novo e histórico.
O ‘cimitero delle Fontanelle’ é um antigo cemitério napolitano, uma das atrações culturais e turísticas mais famosas da cidade. O local abriga cerca de 40.000 restos de vítimas da epidemia de peste de 1656 e de cólera de 1836. Adquiriu fama através do culto das “Almas Mendicantes”, as almas mendicantes: cada napolitano adotava uma caveira, que representava uma alma abandonada, pedindo sua proteção.
O Napoli decidiu prestar homenagem a esta tradição enraizada em sua cidade ao preencher o fundo de sua nova camisa com a silhueta de dezenas de caveiras. O design, de cor preta com detalhes cinza e azul, foi muito apreciado pelos torcedores do clube. A equipe promoveu o novo produto com um vídeo filmado exatamente neste famoso cemitério, com o meio-campista Jens Cajuste como protagonista.
Como tem sido a reação dos fãs a essa inovadora camisa do Nápoles?
Os fãs do Napoli receberam a camisa de maneira extremamente positiva. A mistura de um design arrojado com uma referência direta à história e à cultura de Nápoles resultou em uma peça verdadeiramente única. O vídeo promocional, gravado no ‘Cemitério de Fontanelle’, também foi um sucesso, adicionando um toque extra de autenticidade ao lançamento da camisa e acentuando a conexão do clube com sua comunidade.
Não se sabe ainda o que a equipe do Napoli planeja para suas futuras camisas. No entanto, dada a resposta positiva dos torcedores e a forma como conseguiram misturar de forma única a cultura da cidade com o esporte, é provável que continuem a surpreender. Isso apenas reforça a importância da criatividade no futebol, não apenas em campo, mas também na maneira como o clube se apresenta ao mundo.