Havia uma expectativa de uma possível fase de semifinal da Libertadores apenas com clubes brasileiros. Porém, o chaveamento não possibilitou esse feito.
O sorteio dos confrontos das oitavas de final do torneio, realizado nesta quarta-feira (5) na sede da Conmebol, no Paraguai, também definiu o caminho das equipes até a grande decisão.
Chaveamento da Libertadores
Vale destacar que não existiam bloqueios no sorteio das oitavas de final. Ou seja, clubes do mesmo país ou que disputaram a fase anterior no mesmo grupo poderiam se enfrentar.
O sorteio da competição colocou Flamengo, Athletico Paranaense, Internacional e Fluminense de um lado da chave. Do outro, ficaram apenas Palmeiras e Atlético Mineiro, que se enfrentam já nas oitavas de final.
Isso significa que não há a possibilidade de uma semifinal 100% brasileira. Esse fenômeno quase aconteceu nas últimas duas edições da Libertadores.
Em 2021, as semifinais foram entre Palmeiras x Atlético Mineiro e Flamengo x Barcelona de Guayaquil-EQU. Já no ano passado, os confrontos foram Palmeiras x Athletico Paranaense e Flamengo x Vélez Sarsfield-ARG. Curiosamente, as decisões foram entre clubes brasileiros.
Nunca uma edição de Libertadores teve quatro equipes brasileiras como semifinalistas. Confira os confrontos das oitavas de final da Libertadores:
— Atlético Nacional-COL x Racing-ARG
— Bolívar-BOL x Athletico Paranaense
— Flamengo x Olimpia-PAR
— Atlético Mineiro x Palmeiras
— Deportivo Pereira-COL x Independiente del Valle-EQU
— Argentinos Juniors-ARG x Fluminense
— River Plate-ARG x Internacional
— Nacional-URU x Boca Juniors-ARG
As equipes da direita decidem o duelo em casa. As partidas estão marcadas para as semanas dos dias 2 e 9 de agosto.