Superando Bellingham e Mbappé, o atacante Harry Kane foi eleito pela CIES Football Observatory, organização suíça de pesquisa esportiva, como o finalizador mais qualificado do futebol mundial. A lista é determinada de forma complexa, multiplicando a quantidade de gols feitos no campeonato nacional a cada noventa minutos, pela taxa de conversão de chutes realizados.
O centroavante inglês, atualmente vestindo a camisa do Bayern de Munique, é dono de uma média de 1,57 gols por jogo, concluindo a soma de 0,533 do índice do estudo da CIES. Harry Kane está na primeira posição de maneira disparada, enquanto Santiago Giménzes, do Feyenoord, chega na segunda posição, com 0,361. O meia Jude Bellingham, do Real Madrid, vem em seguida.
O jogador que tem chamado a atenção por todo o mundo, com um destaque impressionante em relação aos adversários, é o terceiro colocado da lista, garantindo uma pontuação de 0,355. Pensando nos destaques do esporte nacional, o primeiro brasileiro no ranking, composto por 100 atletas, é o atacante Juninho Vieira, do Qarabag FK, do Azerbaijão.
Brasileiro surpreende em lista do futebol mundial
O atleta segue na 20ª posição. Atualmente com 27 anos, Juninho atuou nas categorias de base do Athletico-PR, mas acabou não sendo aproveitado na equipe principal. Por isso, logo concretizou negociações para deixar o futebol nacional, vestindo a camisa do Chaves, de Portugal, ainda em 2020. Em seguida, foi negociado para atuar em seu time atual.
No clube, é dono de média de quase um gol por partida, além de uma pontuação de 0,219 na tabela. Em outro oportunidade, em pesquisa que selecionava jogadores com a maior capacidade de criação de jogadas e chances de gol, o CIES Football Observatory colocou o meia-atacante Yeferson Soteldo, do Santos, como o quarto melhor no quesito, levando em consideração nomes da América do Sul.