Mourinho aceita substituir Dorival Júnior na Seleção Brasileira

Um dos maiores treinadores do futebol mundial, o português José Mourinho atualmente comanda o Fenerbahçe. Após passagens vitoriosas por grandes clubes do Velho Continente, como Chelsea, Real Madrid e Inter de Milão, o português de 62 anos já conquistou praticamente tudo o que poderia. No entanto, até o momento, ele ainda não teve experiências por seleções.

O ‘Special One’ já havia afirmado em entrevistas anteriores que não tinha vontade de comandar uma seleção. No entanto, mais recentemente, ele mudou de ideia e em entrevista ao jornal italiano “Corriere dello Sport”, afirmou que quer ter a experiência de comandar uma seleção nacional pelo que “o futebol representa”, segundo o português.

“Sim, quero disputar um Campeonato Europeu (com uma seleção) ou uma Copa do Mundo, unir um país em torno de sua seleção da mesma forma que tantas vezes consegui com clubes e torcedores. Quero fazer isso pelo futebol, pelo que esse esporte representa. Será incrível.”, confirmou Mourinho.

Mourinho na Seleção Brasileira?

Com o trabalho de Dorival Júnior à frente da Seleção Brasileira cada vez mais contestado, muitos torcedores já chegaram a pedir uma troca urgente de técnico, principalmente levando em conta que falta pouco mais de um ano para a disputa da Copa do Mundo 2026. Pelo currículo, Mourinho seria uma grande opção, além do fato de falar português, o que superaria qualquer barreira de idiomas.

Entretanto, Mourinho já ressaltou que o seu maior desejo é o de comandar uma seleção do continente europeu. Vale destacar que ele mesmo já afirmou, em entrevista para o jornalista Fabrízio Romano, que recebeu mais de um convite para ser o técnico da Seleção de Portugal. Entretanto, recusou as investidas de seu país de origem por não saber “se iria gostar” de trabalhar como técnico de uma seleção nacional.

Em junho do ano passado, Mourinho aceitou uma proposta do Fenerbahçe para assumir o comando da equipe turca. Seu último trabalho havia sido na Roma, onde conquistou a UEFA Conference League em 2023.