Grandes novidades foram anunciadas pela Organização dos Jogos Pan-Americanos. Foram divulgadas as imagens das medalhas que serão entregues aos vencedores da competição. As mais de 5.000 medalhas produzidas para premiar os competidores vencedores serão feitas com cobre como seu principal componente.
Santiago, no Chile, se prepara ansiosamente para sediar os Jogos Pan-Americanos deste ano. A cidade receberá atletas de 41 diferentes países entre os dias 20 de outubro e 5 de dezembro. Para a alegria dos fanáticos por esportes paralímpicos, entre os dias 17 e 26 de novembro será a vez deles disputarem a competição.
A escolha do material não foi aleatória, pelo contrário, foi uma homenagem à produção mineral realizada pelo Chile. Para quem não sabe, o Chile é o maior produtor de cobre do mundo. Vale recordar que esse material já tinha sido usado na confecção das medalhas de bronze nos Jogos de Toronto em 2015, o que enfatiza o seu valor simbólico.
Onde vai passar?
Com um total de 7 mil atletas nos Jogos Pan-Americanos e mais 2 mil nos Jogos Parapan-Americanos,
a apresentação das medalhas foi realizada na cidade de Calama, também no Chile. Contou com a presença de várias autoridades ligadas ao evento, refletindo a seriedade e a grandiosidade deste evento esportivo.
Ante o cenário esportivo atual e o contexto de Santiago como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2023, a revelação das medalhas de cobre tornou-se um elemento de ânimo extra para os participantes e fãs deste evento.
O Canal Olímpico Brasileiro, plataforma oficial de streaming do Comitê Olímpico do Brasil (COB), será responsável pela transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023. Além disso, a CazéTV, que é a parceira oficial do Time Brasil, também apresentará a jornada dos atletas brasileiros nas competições.