Martelo foi batido e Maracanã será FECHADO

Um dos cenários mais históricos do futebol terá suas portas fechadas. Nesta terça-feira (22), os representantes do Maracanã informaram que o gramado do estádio passará por uma recuperação e que a sua reabertura ainda não tem previsão. A iniciativa foi tomada após várias críticas por parte da imprensa e dos profissionais que atuam no Campeonato Brasileiro.

Em nota, o Maracanã afirmou que a partir do dia 26 de agosto o estádio será fechado para manutenção do gramado. A postura foi adotada após o duelo entre Vasco e Atlético-MG, pela 20ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, os cruzmaltinos venceram o Galo por 1 a 0, mas quem chamou a atenção foi o gramado impróprio para a prática esportiva.

Gramado do Maracanã no duelo entre Vasco e Atlético-MG

Ainda de acordo com o pronunciamento, os representantes do Maracanã afirmaram que o desgaste dos gramados se dá por mudanças climáticas e por ser o estádio com mais jogos disputados no Brasil. Confira abaixo o comunicado completo:

O Complexo Maracanã informa que o estádio sofrerá uma parada técnica nos próximos dias para a recuperação do gramado. Até o momento, 55 jogos foram realizados, o que faz do Maracanã o estádio mais utilizado do país, seguido de longe pelo Independência, com 15 jogos a menos. Como é de conhecimento de todos, os estádios europeus recebem, em média, 30 jogos por temporada.

Considerando-se que nessa época do ano, no Brasil, fatores climáticos como a menor incidência de luz e temperaturas mais baixas interferem na estrutura geral do campo de jogo, mesmo assim o estádio foi utilizado duas vezes neste último fim de semana com um intervalo de menos de 15 horas entre as duas partidas realizadas. Uma delas, o confronto Vasco x Atlético Mineiro, no último domingo (20/08), após decisão judicial.

Diante disso, tendo em vista que os danos causados não podem ser recuperados sem uma paralisação, após o dia 26/08/2023 promoveremos a interrupção das atividades do estádio para viabilizar a plena recuperação do gramado. O período em que o Maracanã ficará sem atividades será informado em breve, após a realização das duas próximas partidas já agendadas, quando serão feitas as verificações e avaliações necessárias para a elaboração do planejamento das etapas de trabalho.”

Maracanã interditado

Apesar dos próximos passos em setembro serem incertos, o Maracanã ainda receberá dois confrontos nos próximos dias. A princípio, nnesta quinta-feira (24), o Fluminense recebe o Olimpia para a disputa do primeiro jogo das quartas de final da Libertadores. A transmissão ocorrerá às 21h30 (Horário de Brasília).

Por outro lado, no sábado (26), será a vez do Flamengo receber o Internacional no Maracanã. O embate, válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, será transmitido às 18h30.