Homenageada pela FIFA durante a última cerimônia do The Best, Marta revelou seus planos futuros tanto dentro quanto fora dos campos. Próxima da aposentadoria, a Rainha do Futebol compartilhou seu sonho antes de encerrar sua carreira: tornar-se mãe.
“Comecei a falar sobre uma coisa recentemente, e é algo que eu quero há um bom tempo, é sobre ser mãe. Não sei por quanto tempo vou continuar jogando, e não quero dizer que vai ser por mais um ou dois anos, mas eu adoraria terminar a carreira sendo mãe. Então, se os torcedores não sabiam disso, agora eles sabem”, afirmou a jogadora em entrevista à FIFA.
Atuando como camisa 10 do Orlando Pride, Marta já conquistou seis prêmios de melhor jogadora do mundo, recebendo essa distinção entre os anos de 2006 e 2018. A atleta também abordou a relação das jogadoras com a maternidade e discutiu o panorama do futebol feminino.
“Muita gente pensa que como eu sou uma jogadora de futebol e estou sempre jogando e ocupada com essas coisas, e o fato de antigamente este ser um esporte mais masculino, as pessoas pensavam que, como eu era jogadora, eu não tinha sonhos ou não queria me tornar mãe”, disse Marta.
Embora Marta não tenha estabelecido um prazo para sua aposentadoria, vale ressaltar que ela disputou sua última Copa do Mundo em 2023, realizada na Austrália e na Nova Zelândia.
“Tenho um sonho e uma vontade de ter um filho e de pegar numa cadeira e sentar-me à beira do campo e vê-los brincando, treinando e levá-los aos treinos. Espero que isso possa se tornar realidade”, encerrou.