A Conmebol divulgou a data do julgamento do zagueiro Manoel, do Fluminense, que está suspenso preventivamente por doping. A audiência será realizada no dia 28 de junho, às 16:30h (horário de Brasília), por videoconferência.
Manoel testou positivo para uma substância proibida após a partida contra o River Plate, no dia 2 de maio, pela fase de grupos da Libertadores. O jogador só ficou no banco de reservas.
Doping de Manoel
No exame após o jogo, foi detectada a presença da substância ostarina no jogador. O zagueiro pediu a contraprova da amostra. Ele está suspenso de forma preventiva de todas as competições que o Fluminense disputa até a data do julgamento.
Com isso, Manoel vai perder os jogos contra Atlético Mineiro e Bahia pelo campeonato brasileiro e Sporting Cristal-PER pela Libertadores. Caso Manoel seja condenado, a punição pode variar entre suspensão e banimento das atividades ligadas ao futebol.
A ostarina age nos receptores dos hormônios androgênicos, em especial a testosterona. A substância aumenta a massa muscular, a força e, consequentemente, a performance.
A diretoria do Fluminense colocou o departamento jurídico do clube à disposição do jogador para atuar em sua defesa na audiência. Manoel chegou ao Fluminense em 2021, em negociação junto ao Cruzeiro. O zagueiro disputou 87 jogos pelo Tricolor e marcou nove gols.
O próximo jogo do Fluminense será contra o Atlético Mineiro, na quarta-feira (21), às 21:30h (horário de Brasília). O jogo será realizado no Rio de Janeiro.