Além de eliminar o Real Madrid da Champions League nesta temporada, o Manchester City conseguiu outra vitória sobre o clube merengue. O City se tornou o clube inglês com a marca mais valiosa do mundo.
O Real Madrid esteve no topo desse ranking nos últimos quatro anos. Barcelona fecha o top-3.
Marcas mais valiosas do mundo
O levantamento foi realizado pela consultoria Brand Finance. Ela leva em consideração a força das marcas com relação ao investimento em marketing, além do patrimônio e do desempenho comercial dos times.
O estudo aponta que o Manchester City foi o clube que mais cresceu no mundo desde 2020, quando teve início a Pandemia de Covid-19. No período, a equipe teve aumento de 34% no valor da marca.
Hoje, a “marca Manchester City” está avaliada em 1,51 bilhões de euros (cerca de R$ 8,3 bilhões). O Real Madrid vem logo atrás com 1,46 bilhão de euros (R$ 7,7 bilhões) e o Barcelona na sequência com 1,37 bilhão de euros (R$ 7,2 bilhões).
A lista é dominada por clubes europeus, mas há uma equipe brasileira no ranking. O Flamengo apareceu na 50ª posição, com valor de marca de 98 milhões de euros (R$ 515 milhões).
Confira os de clubes com maior valor de marca do mundo (valores em euros):
1º — Manchester City – 1,51 bilhão (R$ 8,3 bi)
2º — Real Madrid – 1,46 bilhão (R$ 7,7 bi)
3º — Barcelona – 1,37 bilhão (R$ 7,2 bi)
4º — Manchester United – 1,36 bilhão (R$ 7,17 bi)
5º — Liverpool – 1,36 bilhão (R$ 7,17 bi)
6º — PSG – 1,13 bilhão (R$ 5,9 bi)
7º — Bayern – 1,10 bilhão (R$ 5,8 bi)
8º — Arsenal – 906 milhões (R$ 4,77 bi)
9º — Tottenham – 897 milhões (R$ 4,72 bi)
10º — Chelsea – 861 milhões (R$ 4,53 bi)