A temporada de 2023 segue a todo vapor entre as equipes do futebol mundial, especialmente aos clubes que ainda buscam algum resultado positivo nos últimos compromissos, como a classificação para a Copa Libertadores da América. O torneio continental confirmou mais sete participantes para a edição de 2024, e já conta com 28 times para a acirrada competição.
Clubes da Argentina, do Brasil e da Bolívia, garantiram suas vagas para o próximo ano. Na Argentina, Talleres e Rosario Central cravaram suas participações na Libertadores de 2024, já que não poderão mais ser alcançados no Campeonato Argentino. No futebol nacional, Palmeiras, Flamengo e Botafogo, donos das três primeiras posições na tabela do Campeonato Brasileiro, também já estão no torneio.
As equipes do Brasil já não poderiam ser superadas pelo Athletico-PR, sétimo colocado e primeiro de fora da zona de classificação. Vencedor do campeonato boliviano, o The Strongest também cravou sua participação, além do Bolívar, clube que realizou a melhor campanha na temporada de 2023. Para o país, duas vagas ainda serão definidas ao fim dos compromissos.
Brasil apresenta cinco classificados para a Libertadores
De maneira impressionante, apenas o Uruguai ainda não definiu nenhuma vaga para a próxima Copa Libertadores da América. Na Argentina, o River Plate já está classificado. No Brasil, Fluminense e São Paulo cravaram as vagas com o título do torneio continental e o título da Copa do Brasil, respectivamente. O Tricolor carioca derrotou o Boca Juniors na final.
Além deles, estão classificados: Chile: Cobresal, Colômbia: Millonarios e Atlético Nacional, Equador: Barcelona, El Nacional, LDU e Independiente Del Valle, Paraguai: Sportivo Trinidense, Libertad e Cerro Porteño, Peru: Alianza Lima, Universitario, Sporting Cristal e Melgar, Uruguai: Nenhum classificado, Venezuela: Deportivo Táchira, Academia Puerto Cabello, Portuguesa e Caracas.