Lista de “garçons” da temporada na Europa conta com dois brasileiros

O Manchester City mostra que teve uma excelente temporada ao emplacar o artilheiro máximo da Europa – Erling Haaland – e o principal garçom do Velho Continente. O ranking dos jogadores que mais distribuíram assistências na temporada 2022-23 conta com dois brasileiros: Vinícius Jr, do Real Madrid, e Neymar, do PSG.

O ranking é liderado pelo belga Kevin De Bruyne, meia do Manchester City, com 31 assistências distribuídas ao longo da temporada. Vinícius Jr é o terceiro da lista com 21 passes par gols, enquanto Neymar surge na oitava colocação ao assistir seus companheiros para balançar as redes em 17 oportunidades.

Vale destacar que o levantamento leva em conta para a montagem do ranking as assistências que foram distribuídas na elite das 19 principais ligas nacionais da Europa de acordo com os coeficientes da Uefa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Escócia, Áustria, Sérvia, Turquia, Suíça, Ucrânia, República Tcheca, Noruega, Dinamarca, Croácia e Grécia), além da Rússia, que está suspensa da entidade por conta dos conflitos com a Ucrânia.

Confira a lista dos principais “garçons” da temporada europeia:

  • 1 – Kevin de Bruyne (BEL, Manchester City): 31 assistências
  • 2- Mike Trésor (BEL, Genk): 24 assistências
  • 3 – Dusan Tadic (SER, Ajax): 21 assistências; Vinícius Júnior (BRA, Real Madrid): 21 assistências
  • 5 – Cody Gakpo (HOL, Liverpool): 20 assistências; Lionel Messi (ARG, Paris Saint-Germain): 20 assistências
  • 7 – Antoine Griezmann (FRA, Atlético de Madri): 19 assistências
  • 8 – Khvicha Kvaratshkhelia (GEO, Napoli): 17 assistências; Neymar (BRA, Paris Saint-Germain): 17 assistências; Randal Kolo Muani (FRA, Eintracht Frankfurt): 17 assistências.