A parceria entre o atacante Lionel Messi e o técnico Pep Guardiola foi uma das melhores da história do futebol. Juntos, eles marcaram uma geração com as conquistas e o desempenho em campo do Barcelona de 2008-2012.
Mesmo assim, o craque argentino disse que o treinador “fez mal ao futebol” após seu trabalho no clube catalão.
Messi fala sobre Guardiola
Durante entrevista ao ex-jogador Jorge Valdano, Messi afirmou que a ascensão de Guardiola fez mal ao futebol, no sentido dele fazer parecer “simples” o esporte. Com isso, muitos técnicos tentaram replicar seu modelo de jogo, mas a grande maioria não teve resultados parecidos.
“Ele fez muito mal ao futebol. Parecia tão fácil e tão simples que depois todo mundo queria copiar. Depois eu encontrei muitos Guardiolas por aí. E aí você percebe o que nós fizemos”, disse o camisa 10.
Apesar da “crítica”, Messi não deixou de afirmar que Guardiola foi o melhor treinador com quem já trabalhou. “Sem dúvida. Ele tem algo especial, sobretudo na preparação de cada jogo e também na sua comunicação com os jogadores, na forma como nos passava a estratégia”, concluiu.
O Barcelona de Pep Guardiola, Messi, Iniesta, Xavi e companhia entrou para o grupo das melhores equipes da história do futebol. Sob o comando do treinador, a equipe venceu 16 títulos em quatro temporadas.
Entre eles, destaca-se o bicampeonato da Champions League (2008/2009 e 2010/2011) e três campeonatos espanhóis (2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011).