‘Sir’ Alex Ferguson é uma das maiores lendas da história do Manchester United, da Inglaterra, e também do futebol mundial. Considerado um dos melhores e mais vencedores treinadores de todos os tempos, ele vai receber nesta quarta-feira (05) uma medalha por conta de uma conquista que aconteceu há 40 anos.
Homenagem será oferecida à Sir Alex Ferguson antes da partida entre Manchester United e Brentford, às 16h, em jogo atrasado da 25ª rodada da Premier League, o Campeonato Inglês. O engraçado é que o título faturado pela lenda dos Red Devils não tem nada a ver com clube do Old Trafford. Entenda!
A Uefa decidiu premiar o escocês pela conquista da Recopa Europeia de 1983, quando ele conduziu o modesto Aberdeen ao título contra o gigante Real Madrid. Na época, a surpreendente vitória por 2 a 1 sobre o favorito time espanhol fez com o que futebol europeu conhecesse o nome de Alex Ferguson pela primeira vez.
Ferguson e outros integrantes da equipe receberão a medalha
Só que no final do jogo, apenas os onze titulares e mais cinco suplentes receberam medalhas, uma lacuna que a Uefa decidiu corrigir, agora, 40 anos depois. Com isso, Ferguson e outras cinco pessoas, dentre elas o então assistente técnico Archie Knox e o meio-campista Dougie Bell, que estava lesionado na partida, receberão tal honraria com um certo atraso.
Depois de empilhar algumas taças pelo Aberdeen, Alex Ferguson assumiu o Manchester United em 1986. E por lá conseguiu todos os títulos possíveis sob o comando de um time inglês. Foram nada menos que 12 Campeonatos Ingleses, cinco Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga, dez Supercopas da Inglaterra, duas Champions League, uma Recopa Europeia, uma Supercopa Europeia, uma Copa Intercontinental e um Mundial de Clubes.