Ex-goleiro do Manchester United, Peter Schmeichel, acusou Mikel Arteta de comprometer a confiança de seu goleiro titular ao contratar David Raya por empréstimo do Brentford. Apesar das atuações estelares de Aaron Ramsdale entre as traves, acredita-se que Mikel Arteta deseje que o internacional inglês tenha uma competição mais acirrada.
No entanto, Schmeichel não compreende a movimentação, com o dinamarquês afirmando categoricamente que isso trará maior insegurança entre os jogadores. “Eu absolutamente não entendo”, disse Schmeichel à BBC Radio 5 Live. “Eu não consigo entender como um treinador pode chegar à conclusão de que é ótimo ter competição pela camisa de número 1.
“A posição de goleiro é muito reativa. Você não pode criar nada sozinho, precisa esperar as coisas acontecerem. “Agora você está pedindo ao seu goleiro para provar que é melhor que o outro. Isso significa que você agora tem que fazer coisas, e você não quer isso. É a única posição no campo onde você quer estabilidade. “Quando você tem uma situação de competição, ele também joga aquele jogo para si mesmo e para aquela posição, e eu não entendo isso.
“O que você faz é colocar muita insegurança nos dois.” Schmeichel acrescentou: “Ao mesmo tempo, ao ter dois competindo pelo número um, você também está criando potencialmente um clima ruim no vestiário, porque é uma competição direta entre dois caras que vão ou começar ou não jogar.
“Eles precisam saber que, se algo der errado, o que acontece de vez em quando, todo mundo comete um erro e todos custam um gol, o treinador diz: ‘tudo bem, amigo, você ainda é o meu número um’. Você precisa ter essa confiança. Se você não tiver, não pode atuar a 100% para o time.” Arteta há muito tempo busca fornecer mais competição interna por posições e Raya acrescentará qualidade inegável ao departamento de goleiros após uma temporada destacada no Brentford.
A etiqueta de preço de £30 milhões (R$160 milhões) para o jogador de 27 anos garante ao Brentford um grande lucro sobre os £2,7 milhões (R$11 milhões) iniciais que pagaram ao Blackburn pelo goleiro em 2019, à medida que a abordagem “moneyball” das Abelhas para investir antecipadamente em talentos e vendê-los por um valor maior dá resultados novamente.
Natural de Barcelona, Raya está em seus anos de auge e possui um estilo de jogo com habilidades com a bola que se adequam bem ao plano de jogo de Arteta no Arsenal. Ele jogou todas as partidas do Brentford na Premier League na última temporada, quando as Abelhas terminaram em nono lugar na elite, a apenas um ponto atrás do Tottenham.
Raya também registrou 12 jogos sem sofrer gols na Premier League na última temporada, dois a menos do que Ramsdale, e também foi cortejado pelo Manchester United antes de eles contratarem Andre Onana.