Poucos amantes do futebol se lembram do ex-zagueiro Henrique, condenado junto de Cuca, atual treinador do Corinthians, no caso que ficou conhecido como o “escândalo de Berna”, em 1987. O ex-jogador ficou preso por um mês na Suíça e logo na sequência retornou ao Brasil e cinco anos depois assinou com o Timão.
Foram seis temporadas com a camisa do time do Parque São Jorge e mais de 250 partidas entre 1992 e 1997. Natural de Venâncio Aires-RS, Henrique Arlindo Etges, mais conhecido como apenas Henrique, atuava como zagueiro e neste ínterim sempre foi a primeira escolha dos treinadores para formar o sistema defensivo.
Sua estada no clube também foi composta por troféus. Sendo campeão da Copa do Brasil em 1995 e do Paulistão, também em 1995 e em 1997. Ao total, foram 292 jogos e 17 gols pelo Corinthians.
Após deixar o Timão no começo de 1998, o defensor passou pelo Tokyo Verdy, do Japão. No ano seguinte, retornou ao Brasil para atuar no Botafogo de Ribeirão Preto, onde se aposentou. Atualmente, Henrique está com 57 anos e não seguiu ligado ao futebol após pendurar as chuteiras.
O Escândalo de Berna
Ao lado de Cuca, Eduardo e Fernando, quem também era jogadores, o ex-zagueiro foi julgado dois anos depois e condenado a 15 meses de prisão por estuprar uma jovem. Como estava em solo brasileiro e o país não extradita cidadãos natos, eles jamais cumpriram a pena.
Por fim, todos os envolvidos no caso negam que tiveram relações sexuais sem consentimento com a jovem, que era menor de idade.