José Mourinho rasgou o verbo contra árbitro e tomou punição no campo e no bolso

No início da próxima temporada da Serie A, o treinador do Roma, José Mourinho, foi penalizado com 10 dias de suspensão devido a comentários que fez sobre o árbitro Daniele Chiffi. Após o empate de 1 a 1 de Roma contra Monza em maio, Mourinho afirmou que Chiffi era “o pior” árbitro que ele já viu.

O sexagenário também revelou que usou um microfone durante a partida para se “proteger” de Chiffi. Como resultado de sua suspensão, Mourinho perderá o primeiro jogo da Roma na campanha da Serie A 2023-24, e provavelmente o segundo. Além disso, ele também recebeu uma multa de 50.000 euros (aproximadamente 43.200 libras ou 54.600 dólares).

Entenda mais sobre a situação

Chiffi mostrou um cartão vermelho ao lateral do Roma, Mehmet Zeki Celik, no tempo extra do empate com o Monza e havia expulsado Mourinho durante a derrota de 1 a 0 do Roma contra a Atalanta em setembro. “Ele (Chiffi) é o pior”, disse Mourinho em maio.

“Tecnicamente, ele é horrível. Zero empatia. Zero comunicação. Zero noção. Um segundo cartão amarelo para um cara que escorrega no 96º minuto… Eu parei de trabalhar 20-30 minutos antes do fim, pois sabia que ele me daria um cartão vermelho por qualquer coisa.

“Eu não dei a ele a oportunidade, decidi que já era o suficiente. Infelizmente, isso também é um sinal da fraqueza da Roma como clube, pois não temos a força de outros clubes que podem dizer que não querem este árbitro”, declarou.

A polêmica envolvendo Mourinho vai além

O comandante da Roma também recebeu uma suspensão de quatro partidas da UEFA após usar “linguagem abusiva” para o árbitro Anthony Taylor na final da Liga Europa no início deste mês. Mourinho perderá os quatro primeiros jogos de grupo da Roma na Liga Europa da próxima temporada, tendo qualificado sua equipe para o torneio novamente após terminar em sexto na Serie A.

Com todos os contratempos recentes, a capacidade de Mourinho de liderar o Roma tem sido questionada. No entanto, há muitos que acreditam que sua experiência e habilidade tática podem trazer de volta os dias de glória do clube. O tempo dirá se essas esperanças se concretizarão ou se as recentes polêmicas do treinador português terão um impacto duradouro em seu legado.