José Mourinho aceita substituir Dorival Júnior na Seleção Brasileira

Por algum tempo, a CBF sonhou com a chegada de um estrangeiro para assumir o comando da Seleção Brasileira. Carlo Ancelotti, do Real Madrid, foi cogitado para o cargo, mas decidiu permanecer nos Merengues, e a entidade optou por convocar Dorival Júnior para a função. Entretanto, o ex-São Paulo vem sendo contestado, abrindo espaço para uma nova possibilidade antes da Copa de 2026.

Com isso, fica aberta a possibilidade de uma troca de comando antes da competição internacional, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. E quem poderia chegar para assumir o comando da Seleção Brasileira é José Mourinho. Sem dificuldade com o idioma, pelo fato de ser português, conta também a favor o fato de o ‘Special One’ ter o desejo de trabalhar em uma seleção.

Em entrevista para o jornal italiano “Corriere dello Sport”, o atual técnico do Fenerbahçe deu detalhes sobre a vontade de comandar uma seleção no futuro. “Sim, quero disputar um Campeonato Europeu (com uma seleção) ou uma Copa do Mundo, unir um país em torno de sua seleção da mesma forma que tantas vezes consegui com clubes e torcedores. Quero fazer isso pelo futebol, pelo que esse esporte representa. Será incrível”, afirmou.

Mourinho recusou treinar a seleção de Portugal

A vontade de Mourinho de treinar uma seleção nacional parece ser recente, tendo em vista que o português recusou ser o técnico do seu país em mais de uma ocasião. A mais recente foi enquanto ele trabalhava na Roma, equipe que comandou entre 2021 e 2024 e conquistou o título da Conference League.

Inclusive, o técnico teve uma saída um tanto quanto conturbada da equipe italiana. Na mesma entrevista, ele afirmou que deveria ter deixado a Roma após perder a final da Europa League em 2023 para o Sevilla nos pênaltis. Optou por continuar, mas acabou sendo demitido em janeiro do ano passado, assinando meses depois com o Fenerbahçe.