O Corinthians vive ano eleitoral em 2023. Em novembro, os sócios do Timão vão votar para decidir o novo presidente do clube pelos próximos três anos. Por enquanto, a disputa conta com apenas um candidato: Augusto Melo.
Augusto Melo faz parte do grupo da oposição nas eleições e inclusive já lançou sua candidatura no Parque São Jorge. A chapa Renovação e Transparência, do atual presidente Duílio Monteiro Alves, está aguardando o resultado de uma pesquisa feita por SMS para lançar seu candidato.
Eleições no Corinthians
De acordo com informações do jornalista Samir Carvalho, a pesquisa apresenta as seguintes opções de candidatos: Andrés Sanchez, André Oliveira (o “André Negão”), Jorge Kalil, Romeu Tuma, Roque Citadini, Augusto Melo e Paulo Garcia.
Além dos nomes, a pesquisa questiona se o torcedor que recebeu o SMS vai participar das eleições. Segundo o estatuto do clube, apenas os sócios com, no mínimo, cinco anos de associação com o Parque São Jorge podem participar da votação.
Isso reacendeu o debate sobre a participação do “sócio torcedor” nas eleições, o que seria mais democrático do ponto de vista de quem defende a participação desses torcedores. Entretanto, o estatuto do Corinthians não permite que os sócios torcedores votem nas eleições do clube.
Em entrevista coletiva, o presidente Duílio Monteiro Alves afirmou que não vai tentar uma reeleição, apesar dos esforços do seu grupo em procurar brechas ou tentar modificar o estatuto para que ele concorresse novamente ao cargo. As tentativas foram barradas pelos líderes do processo.