A notícia da saída de Luís Castro do Botafogo, que aceitou uma proposta multimilionária para trabalhar com Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita, movimentou o mundo do futebol nesta semana. Mas um jornal europeu demonstrou pouco conhecimento sobre o futebol brasileiro ao noticiar essa transferência e cometeu uma enorme gafe contra o Fogão.
Um dos principais jornais esportivos de Portugal, o “A Bola”, utilizou o escudo do Botafogo da Paraíba no lugar em que deveria estar o escudo da equipe carioca. Os emblemas, de fato, são semelhantes. Só que a estrela vermelha do clube paraibano dificulta qualquer confusão que possa ser feita com o Alvinegro Carioca. Uma rápida pesquisa teria evitado esse erro grosseiro.
Fogão mira treinador com experiência de Premier League
Além da saída de Luís Castro para o Al-Nassr, a notícia do veículo português também menciona o interesse do Botafogo por outro treinador do país. Trata-se de Bruno Lage, de 47 anos, cujo trabalho mais recente foi no Wolverhampton, que disputa o Campeonato Inglês. O seu aproveitamento à frente da equipe não foi dos melhores, apenas 43%, o que lhe fez ser demitido no meio da temporada.
Antes dessa experiência frustrante, porém, o técnico português teve uma passagem extremamente vitoriosa pelo Benfica, com a conquista do Campeonato Português em 2019. Ele comandou os Encarnados por 76 jogos e alcançou um aproveitamento superior a 72%, melhor que o desempenho de Jorge Jesus, contratado após a sua saída.
Embora haja o interesse do Botafogo, que inclusive já rendeu um encontro virtual entre John Textor e Bruno Lage, a conversa está apenas nos estágios iniciais e pode ser difícil, visto que o técnico pode decidir que irá aguardar novas oportunidades no futebol europeu.