Autor do gol do título da última Champions League, Vinícius Júnior recebeu a cidadania espanhola. Na Espanha desde 2018, o jogador agora tem passaporte europeu. A novidade foi anunciada pelo Real Madrid nesta segunda-feira (5). O processo já durava meses.
Agora, Vini é considerado um cidadão europeu. Isso significa que ele tem direito a livre circulação em todos os países da Europa e deixa de ocupar uma vaga como estrangeiro no Real Madrid, que terá mais uma vaga para jogadores de fora da União Europeia. A cúpula merengue avalia que isso será importante para contratar após a Copa do Mundo. Vale ressaltar que a La Liga permite apenas três jogadores fora da União Europeia.
Vinícius Júnior aguardava seu passaporte há meses. O critério para poder recebe-lo é morar na Espanha há pelo menos dois anos, no caso de pessoas da América Latina. Significa que Vini já era apto a recebe-lo desde 2020. No entanto, o processo foi atrasado pela burocracia no governo espanhol. A pandemia do coronavírus foi responsável por gerar lentidão nas etapas.
Outros brasileiros na fila
Agora, o elenco do Real Madrid conta com dois jogadores “extracomunitários” no elenco, e ambos brasileiros: Rodrygo e Éder Militão. Ambos estão aptos a receber o passaporte por morarem mais que dois anos na Espanha, mas vão ter que aguardar um pouco mais.