A Copa São Paulo de Futebol Júnior, popularmente conhecida como “Copinha”, é a principal competição de base do país e um dos primeiros objetivos dos jovens jogadores que vislumbram uma carreira profissional, é disputar e se destacar na Copinha. Todo ano, grandes promessas sempre despontam e mostram todo seu talento.
Em cada edição, um jogador é eleito o craque, assim como nos campeonatos profissionais. Gabriel Jesus, Antony e Endrick são alguns dos jogadores mais conhecidos que já receberam o prêmio.
Confira abaixo os melhores das últimas 10 edições da Copinha e se você lembra deles:
Marcos Júnior (atacante – Fluminense) – craque da Copinha 2012:
O atacante Marcos Júnior foi o principal destaque do Fluminense vice-campeão para o Corinthians na edição 2012. No mesmo ano, ele venceu o Campeonato Brasileiro nos profissionais pelo Tricolor. Ao longo da carreira oscilou e atualmente está no Yokohama Marinos, do Japão, onde é ídolo, aos 29 anos.
Leandrinho (volante – Santos) – craque da Copinha 2013:
O Santos foi campeão da Copinha sobre o Goiás em 2013 e Leandrinho foi o craque do Peixe. Ele permaneceu no clube praiano até 2016, mas sem muito destaque. Rodou posteriormente por clubes de Portugal, retornou ao Brasil para jogar no Avaí e hoje, aos 29 anos, está no Mafra (POR).
Lucas Otávio (volante – Santos) – craque da Copinha 2014:
Lucas Otávio foi o principal jogador do Santos na conquista do bicampeonato da Copinha. Porém, sua carreira não durou muito. Após atuar por Paraná, Avaí e PSTC, ele se aposentou precocemente aos 24 anos, em 2019.
Gabriel Jesus (atacante – Palmeiras) – craque da Copinha 2015:
Embora não tenha conquistado o título da Copinha pelo Palmeiras, Gabriel Jesus foi o destaque da edição 2015. O sucesso no principal torneio de base do país seguiu no profissional. Foi campeão da Copa do Brasil 2015 e do Campeonato Brasileiro 2016 pelo Alviverde, seguindo para o Manchester City, onde foi multicampeão nacional. Pela Seleção Brasileira, ganhou as Olimpíadas 2016 e a Copa América, além de ter disputado duas Copas do Mundo. Hoje, aos 25 anos, é jogador do Arsenal, da Inglaterra.
Felipe Vizeu (atacante – Flamengo) – craque da Copinha 2016:
O Flamengo foi campeão da Copinha 2016 com diversas promessas, entre elas Lucas Paquetá e Felipe Vizeu. O atacante foi eleito o melhor da edição e depois ganhou espaço no profissional do Rubro-Negro. Depois, foi negociado com a Udinese, da Itália, e rodou por diversos clubes, como Grêmio, Ceará e Yokohama. Atualmente, com 25 anos, está no Atlético Goianiense.
Pedrinho (atacante – Corinthians) – craque da Copinha 2017:
O nome do 10º título de Copinha do Corinthians foi Pedrinho. O jogador logo subiu para o profissional, fazendo bons jogos e sendo campeão brasileiro em 2017. Foi vendido ao Benfica e depois se transferiu para o Shakhtar Donetsk. Aos 24 anos, está emprestado ao Atlético Mineiro.
Igor Lizeiro (volante – São Paulo) – craque da Copinha 2018:
O volante Lizeiro foi o melhor jogador da Copinha atuando pelo São Paulo, que foi vice para o Flamengo na edição 2018. Ele subiu para os profissionais e viveu bons momentos. Foi emprestado ao Internacional e retornou ao Tricolor Paulista nesta temporada.
Antony (atacante – São Paulo) – craque da Copinha 2019:
Antony foi campeão da Copinha 2019 com o São Paulo sobre o Vasco tendo muito destaque na competição. Logo teve oportunidades no profissional do Tricolor Paulista. Foi vendido ao Ajax, onde teve destaque, e foi ouro olímpico em Tóquio pelo Brasil. Em 2022, o Manchester United pagou quase R$ 500 milhões pelo jovem brasileiro, que foi para a Copa do Mundo 2022, aos 22 anos.
Bruno Praxedes (meia – Internacional) – craque da Copinha 2020:
Praxedes foi o destaque do Internacional, que venceu a GreNal na final da Copinha 2020. Ele teve oportunidades no profissional do Colorado e se destacou, sendo vendido ao Red Bull Bragantino em meados de 2021. Está com 20 anos.
Endrick (atacante – Palmeiras) – craque da Copinha 2022:
O primeiro título da Copinha do Palmeiras muito se deve a Endrick. Ainda com incríveis 15 anos, ele foi avassalador. Ainda na temporada 2022 teve oportunidade nos profissionais, fazendo gols na campanha do título brasileiro do Alviverde. Foi negociado com o Real Madrid por um valor que pode chegar a cerca de 72 milhões de euros (R$ 409 milhões).