O Paulista, que já foi campeão da Copa do Brasil, em 2005 desde então vive uma crise, e foi rebaixado para a quinta divisão do Campeonato Paulista após perder dentro de casa para o União Barbarense por 2 a 0. Com a eliminação na primeira fase da Bezinha, o time teve seu rebaixamento decretado já que para permanecer na quarta divisão precisaria avançar ao mínimo para a terceira fase.
O ano de 2005 foi um ano inesquecível para o torcedor do Paulista de Jundiaí, já que de forma inesperado, o time do interior paulista conseguiu ser Campeão da Copa do Brasil.
Vale lembrar que durante toda a sua campanha, o time derrotou gigantes do futebol brasileiros, como Botafogo, Internacional e Cruzeiro. Além disso, na final, ele derrotou o favorito Fluminense e fez a festa em pleno Maracanã.
O time que foi campeão contava com grandes nomes do futebol brasileiro e que fizeram seu nome em outros clubes. Contando com um elenco que tinha jogadores como o até então jovem zagueiro Revér, o volante Cristian e o meia Márcio Mossoró e liderado por Vágner Mancini, além do goleiro Victor que depois foi ídolo do Grêmio e do Atlético-MG.
Na grande final, o Paulista teve pela frente o Fluminense, que também buscava o título inédito. No jogo de ida, no Estádio Jayme Cintra, o Galo da Japi venceu sem muitos problemas (2 a 0) e, no confronto de volta, segurou um empate sem gols com o Tricolor (0 a 0), em São Januário, e se sagrou campeão.