De vez em quando um narrador pode “passar dos limites” ao narrar um golaço em uma partida de futebol. Foi o que aconteceu com Gustavo Villani na partida entre Athletico Paranaense e Flamengo pela Copa do Brasil de 2022.
O narrador revelou em entrevista ao canal do YouTube “Mundo GV Betano” que levou uma bronca da direção da Rede Globo ao narrar gol de bicicleta de Pedro naquele jogo.
Detalhes da “bronca”
A partida tratava-se do jogo de volta das quarta de final da Copa do Brasil. A partida de ida no Maracanã tinha sido zero a zero. O atacante Pedro marcou o gol da vitória do Flamengo por um a zero na Arena da Baixada.
Villani utilizou a frase “Puskás que o pariu” — em referência ao prêmio da FIFA — para narrar o gol do camisa 9. Confira a narração:
Pelo fato da partida ter sido transmitida em TV aberta, a direção da Globo julgou que a expressão utilizada pelo narrador foi inadequada. “O ‘Púskas que pariu’ cabe no sportv, mas na Globo… [eu recebi] uma chamada de canto. Eles [direção da Globo] entendem que o Púskas é mais conhecido para o Sportv e Premiere do que para a TV Globo”, explicou Villani.
O narrador comentou que utilizou a expressão uma única vez e que não vai utilizá-la em jogos da TV aberta.
“Eu só usei aquela vez. Não foi uma dura, mas foi uma ligação assim ‘cara, está a maior repercussão, gente escrevendo contra e a favor’. Eu disse que não estava entendendo se havia sido bom ou ruim, e explicaram que era só pra não usar na TV Globo”, disse
Por fim, Villani declarou que não ficou chateado com a “bronca”, mas sim pensativo sobre os propósitos das transmissões esportivas em TV aberta. “Eu não fico chateado, mas eu fico pensativo. Se a ideia geral é fazer uma disrupção, porque isso é uma pauta da grande mídia, (…) até onde e quando eu posso tentar arriscar?”, comentou.