Em coletiva de imprensa realizada sexta-feira (26), Pep Guardiola comentou sobre a luta contra o racismo na Espanha após ataques a Vinícius Junior. O treinador espanhol afirmou que não está muito otimista em relação à evolução de seu país no assunto.
“Temos que aceitar a diversidade como ser humano, mas neste momento estamos muito longe disso. Não estou tão otimista, principalmente conhecendo a Espanha, que isso vá acontecer… Há muitos negros se apresentando para defender o que não deveriam defender. Vamos torcer para que a justiça o faça”, afirmou o treinador do Manchester City.
Os ataques racistas à Vinícius Junior repercutiram todo o mundo. O episódio aconteceu em confronto do Real Madrid contra o Valencia, no estádio Mestalla. Guardiola acredita que LaLiga deve aprender com a Premier League a combater atos racistas.
“Eles deveriam aprender (LaLiga com a Premier League). Aqui eles são muito rigorosos. Eles sabem o que têm que fazer. É um problema em todo lugar… não só na Espanha com Vinícius Junior”, concluiu o treinador do Manchester City.
Manchester City é investigado por trapaça na Premier League e Guardiola faz apelo
Em fevereiro deste ano, o Manchester City foi acusado de violar regrar financeiras da Premier League. As violações do fair play financeiro teriam começado com a demissão do técnico Roberto Mancini em 2013. Após reportagem produzida pela revista alemã Der Spiegel, outros casos de violação foram denunciados.
Apesar da situação, Guardiola afirmou que irá permanecer no clube na próxima temporada. Ele pede agilidade para que o caso seja avaliado e que a decisão seja tomada o mais rápido possível. “Vou ficar na próxima temporada. Mas gostava que a Premier League, ou os juízes, tomassem uma decisão o mais rápido possível”, afirmou.
“Talvez tenhamos feito algo de errado, todos saberão. E se somos o que acreditamos ser, e como temos sido como clube nestes muitos anos, da maneira certa, então talvez as pessoas parem de falar sobre isto. Adoraríamos que fosse amanhã”, completou o treinador.
Recentemente, o City conquistou seu terceiro título consecutivo da Premier League. Nas próximas semanas, a equipe de Manchester disputa , as finais de Copa da Inglaterra e Champions League. Guardiola reforçou que o título inglês foi conquistado em campo e de maneira justa.
“Espero que os juízes não estejam muito ocupados e possam ver e ouvir os dois lados, e no final tomar a melhor decisão. Porque eu tenho a certeza que merecemos o que ganhamos. Não tenho dúvidas”, finalizou Guardiola.