Com o fim da Série B e o retorno garantido à Série A do Campeonato Brasileiro, o Grêmio já começa a projetar a temporada 2023. No entanto, antes tem uma eleição presidencial agendada para 12 de dezembro que promete fortes emoções aos gremistas. Mas voltando da política para o futebol, o nome de Alexandre Mattos surge forte nos bastidores para gerir o departamento de futebol do clube.
A informação foi dada por Odorico Roman, que está na disputa pela presidência do Grêmio com Alberto Guerra. Odorico já começa a articular a montagem da sua diretoria de futebol e vê alguns nomes no mercado. Para gerir o departamento de futebol, Alexandre Mattos, atualmente no Athletico-PR, é o nome que mais agrada ao candidato.
Em contato com o jornalista Rafael Pffeifer, da Rádio Guaíba, Odorico Roman deixou claro que Alexandre Mattos é uma possibilidade de investimento para o Grêmio e que pretende formar um departamento de futebol enxuto e com um supervisor capaz de comanda toda essa estrutura no Tricolor Gaúcho.
“Temos conversado com alguns profissionais, e perfil é o seguinte: profissional de mercado, que entenda de futebol e tenha o tamanho do Grêmio. Supervisor ainda não está definido, mas há possibilidade (Alexandre Mattos). A minha visão de departamento de futebol é que seja enxuto. Não tem que ter muitas camadas de mando, muitos assessores. Vestiário é lugar sagrado para os jogadores, eles precisam se sentir à vontade. Quando tem muita gente circulando, não ficam à vontade. Vamos ter uma estrutura bastante enxuta”
Odorico Roman, candidato à presidência do Grêmio
Alexandre Mattos não é o único alvo do candidato à presidência do Grêmio
Além de Mattos, Odorico Roman conversou também com os executivos Rui Costa, do São Paulo, e Anderson Barros, do Palmeiras.
Anderson Barros vive situação indefinida no Palmeiras. Rui Costa, por outro lado, faz trabalho discreto, porém efetivo no São Paulo, mas uma opção viável.
Alexandre Mattos ganhou notoriedade nacional com seu trabalho à frente do Cruzeiro, sobretudo entre as temporadas de 2013 e 2014, quando o clube conquistou dois títulos seguidos do Campeonato Brasileiro.
Em 2015, mudou-se para o Palmeiras, onde ficou até o final de 2019, e conquistou os títulos da Copa do Brasil (2015) e dois Campeonatos Brasileiro (2016 e 2018), ficando conhecido pela contratação de grandes nomes à época, casos de Dudu, Borja e Barrios.