Neste domingo (11), o Rio Branco-ES, maior campeão do futebol capixaba, deu um passo importante para a criação da SAF (Sociedade Anônima de Futebol) do clube. Em reunião realizada no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Jucutuquara, Vitória, os sócios do Capa-Preta aprovaram de forma unânime a mudança do estatuto que torna o Rio Branco uma SAF.
“Certamente é um momento histórico na história de 110 anos da instituição. Me arrisco a dizer que se trata da ‘refundação’ do clube. Os sócios compreenderam que o modelo associativo é obsoleto em termos de captação de recursos e aprovaram alteração estatutária”, afirmou o presidente do clube, Paulo Pachêco.
“A adesão à SAF é a concretização de um trabalho iniciado por essa gestão, que preparou o clube para o futuro ao realizar uma administração austera, profissional e transparente. O dia 11 de julho entrará na história da maior e mais tradicional instituição esportiva do Espírito Santo” completou.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Rio Branco-ES, Marcos Gumiero, a votação ocorreu de maneira tranquila e seguindo todos os trâmites legais e previstos no estatuto. “Quando aceitei ser o presidente do Conselho Deliberativo, sempre deixei bem claro que o principal objetivo era a reforma e modernização do estatuto social do clube”, disse Marcos.
“Havia a necessidade de proteger a instituição de gestões oportunistas e de má-fé, com penalidades.Um trabalho invisível aos olhos do torcedor, feito com muita dedicação e empenho. Hoje é um dia para comemorar uma nova fase do Mais Querido do Espírito Santon”, afirmou.
Agora, iniciam-se os trâmites para a constituição e registro do Rio Branco SAF. Após este processo, uma nova assembleia será convocada para a votação da transferência de 90% das ações da nova companhia para a T2R Sports Ltda, grupo que já assinou contrato vinculante e será acionista majoritário da SAF do Rio Branco.