Governo Federal promete tomar medidas contra La Liga após racismo contra Vini Jr

Após Vinicius Jr ser vítima de insultos racistas na Espanha em jogo do Real Madrid no último domingo (21), o Ministério de Igualdade Social prometeu tomar as devidas providências, ao afirmar por meio das redes sociais que deve notificar as autoridades espanholas e a La Liga. O tema foi um dos principais assuntos do fim de semana, e o jogador brasileiro conta com o apoio de atletas como Neymar e Gabriel Medina e de alguns clubes de futebol, entre eles o Vasco da Gama.

“Repudiamos mais uma agressão racista contra o Vini Jr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, publicou o perfil oficial da pasta.

Ministra do órgão federal, Anielle Franco demonstrou toda sua indignação sobre o ocorrido, e afirmou que vai trabalhar para cessar todos os insultos racistas contra os atletas brasileiros.

“Minha solidariedade ao Vini Jr , mais uma vez vítima de agressões racistas. Independente de brilhar como Vini brilha, o racismo não dá sossego. Vamos trabalhar para superar todo o odioso racismo que jogadores brasileiros ainda sofrem dentro e fora dos campos e das quadras. Inaceitável! O peito chega aperta de tanta indignação! Até quando teremos que lidar com isso!? Chega de racismo!” postou a ministra em seu perfil oficial do Twitter.

Líderes políticos do Brasil saem em defesa de Vinicius Jr

“Nossa solidariedade ao @vinijr, vítima de racismo no campeonato espanhol. Receba o nosso abraço! O racismo é uma das piores expressões humanas, daquelas que já levou a sociedade ao abismo. Precisamos todos, nos levantar e dar um basta no racismo e nos racistas, punição já!”, publicou José Guimarães, líder do governo na Câmara dos Deputados.

“Revoltante saber que o @vinijr foi, mais uma vez, vítima de racismo no campeonato espanhol. @vinijr, você é gigante e tem todo o nosso apoio e nossa solidariedade!”, postou Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso Nacional.

“Solidariedade a Vinícius Jr., mais uma vez vítima de racismo! Nojo dos torcedores brancos espanhóis e de La Liga que se cala e nada faz mais uma vez!”, postou Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.