Nesta quarta-feira (26), foi oficializado o acordo de cessão temporária do Maracanã para utilização de Flamengo e Fluminense nos próximos 180 dias. O termo de permissão de uso já foi oficializado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro no Diário Oficial e possui duração até o dia 23 de outubro deste ano.
No contrato, o clube concessionário é o Flamengo, com o Fluminense entrando como interveniente anuente. O documento registrou um pagamento no valor de R$ 14.250.519,80, proveniente da outorga mais as despesas, que ficarão a cargo dos clubes. A decisão foi bastante comemorada pelas torcidas tricolor e rubro-negra, já que o Vasco, rival de ambas as equipes, também possui interesse na administração do estádio.
Em nota, a Casa Civil respondeu sobre o processo de licitação do estádio suspenso desde outubro do ano passado. Confira:
“O Governo do Estado está finalizando as justificativas e alterações sobre o processo de concessão do Maracanã, que está sob análise do TCE. O material será entregue até o próximo dia 29, quando termina o prazo concedido pelo tribunal. Após esta etapa, o processo passará por nova análise do corpo técnico do TCE e também do Ministério Público do Tribunal. A expectativa é que o julgamento seja favorável aos ajustes e a licitação seja retomada dentro de 40 dias.”
O caso segue em análise no Tribunal do Estado do Rio de Janeiro, após pedido do Vasco da Gama. O clube cruzmaltino ainda poderá continuar jogando no estádio no período da concessão provisória; no documento, é deixado claro que os permissionários do Maracanã são obrigados a disponibilizar o estádio para os outros clubes.
No entanto, Vasco ainda aguarda decisão da Justiça sobre seu pleito de poder entregar sua proposta para administração do Maracanã, que considera um bem público do Estado do Rio de Janeiro.