Goleiro morre após ser encontrado nos escombros

A cada momento surgem novas histórias e relatos dramáticos sobre o terremoto que devastou a Turquia e a Síria. Até o momento, mais de cinco mil pessoas já perderam a vida, de acordo com números oficiais do governo turco. Entre as vítimas, o técnico do Malatyaspor, Yilmaz Vural, confirmou, na manhã desta segunda-feira, 6 de fevereiro, a morte do goleiro Eyüp Türkaslan, de 28 anos, que foi encontrado em escombros.

“Dei à equipe dois dias de folga após o jogo. Muitos jogadores não estavam em Malatya. Apenas o nosso segundo goleiro, Ahmet Eyüp Türkaslan, estava lá. Eles salvaram a mulher dele. Estou arrasado”, disse o treinador, visivelmente abalado.

O clube, que disputa a segunda divisão do país, publicou uma imagem do jogador em suas redes sociais com a mensagem: “Nossas orações estão com você”. Eyüp Türkaslan estava em sua segunda temporada pelo Malatyaspor.

Goleiro não é o único atleta desaparecido após terremoto

As equipes de busca tentam localizar ainda o ex-jogador do Chelsea, Christian Atsu, que atua no Hantayspor; seu companheiro de equipe, Onur Ergün; o diretor de futebol do Hatayspor, Taner Savut; e o intérprete do clube, Emre, que também estariam soterrados nas ruínas.

As competições esportivas na Turquia estão suspensas. Os principais clubes de futebol do país abriram seus estádios e instalações para arrecadar doações às vítimas da tragédia, que vitimou, até agora, mais de 5 mil pessoas no país e na Síria.

Entenda o impacto do terremoto

O primeiro terremoto, originado perto da cidade de Gaziantep, teve 7,8 de magnitude e ocorreu às 4h17 de segunda no horário local (22h17 de domingo, no horário de Brasília), enquanto muitas pessoas dormiam.

Um segundo terremoto, de 7,5 de magnitude, foi registrado perto da cidade de Kahramanmaras às 13h30 de segunda em horário local (7h30 da manhã de segunda-feira, no horário de Brasília). As autoridades disseram “não ser um tremor secundário”.