Finalmente Vinícius Junior tem ganhado apoiadores na Espanha. Depois de inúmeros e recorrentes casos de perseguição e racismo contra o brasileiro e praticamente apenas o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, se posicionar em defesa do atacante, o camisa 20 tem recebido apoio de outros atletas do futebol espanhol.
Mesmo assim os ataques a Vinícius Júnior continuam em La Liga. No sábado (25), os torcedores do Osasuna voltaram a mirar o atacante do Real Madrid, inclusive com novos gritos racistas de um indivíduo. E se há uma necessidade clara de debate sobre o assunto, é importante que não apenas membros do Real Madrid ou de La Liga se coloquem ao lado da vítima.
Nesse sentido, o goleiro Sergio Herrera, do Osasuna, foi um dos raros personagens até o momento que apoiaram publicamente Vinícius Junior. Não teve declarações tão incisivas, mas, diferentemente de outros adversários, deu respaldo ao atacante.
“Vinícius teve um comportamento normal. Creio que, no fim das contas, a cada estádio que Vinícius vai está acontecendo mais confusão… É preciso parar um pouco o que está ocorrendo com ele. As pessoas estão exagerando ao dizer que ele provoca e simula, estão dando muita bola a esse tema. Você precisa jogar futebol, é preciso ter contato, e que isso não se perca”, declarou Herrera, na saída de campo após a derrota do Osasuna por 2 a 0 para o Real Madrid. Não está claro, no entanto, se o goleiro estava ciente do novo grito racista.
Como foram as ofensas mais recentes a Vinícius Junior
O Estádio El Sadar é reconhecido como um dos ambientes mais hostis de La Liga. E de novo os ataques a Vinícius Júnior se repetiram. Durante o minuto de silêncio, um grito isolado de “Vinícius filho da puta” foi captado inclusive pela transmissão. Em coro, torcedores do Osasuna também cantaram “morra Vinícius”. Já na comemoração de um dos gols, um grito de “puto negro” foi filmado e se enquadra como o enésimo ataque racista contra o atacante.
É importante frisar, entretanto, que o Osasuna teve uma postura diferente em relação a outros adversários de La Liga. Desde as vésperas do jogo, o clube tratou de se distanciar das hostilidades. O técnico Jagoba Arrasate afirmou que “não perderia nem um segundo com isso” e que “todos estão no mesmo time quando o assunto é racismo”, reforçando a necessidade de vigilância e ajuda. O comportamento de Sergio Herrera também oferece mais apoio ao brasileiro, sem colocar lenha na fogueira.
Vinícius Júnior teve grande destaque na vitória do Real Madrid sobre o Osasuna. O atacante deu a assistência para o gol que abriu o placar. Além disso, viu dois gols seus serem anulados e ainda travou uma batalha contra Sergio Herrera, com três ótimas defesas do goleiro no mano a mano diante do atacante. O brasileiro também teve uma discussão com Moi Gómez, o que mesmo assim não elevou o tom das respostas de Herrera ao sair do estádio.