O Vasco da Gama está na reta final de preparação para o duelo mais importante da temporada no próximo domingo, fora de casa, contra o Ituano, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na quarta colocação com 59 pontos, o cruzmaltino precisa pelo menos empatar com a equipe paulista para garantir uma das quatro vagas de volta à elite do futebol brasileiro. Em caso de vitória do Ituano, que tem 57 pontos, a equipe paulista ultrapassa o Vasco e fica com o acesso.
E para essa batalha decisiva, com ares de final de campeonato, o técnico Jorginho poderá contar com o retorno do atacante Raniel, que cumpriu suspensão de dois jogos após a confusão na Ilha do Retiro. Na ocasião, o camisa 9 vascaíno marcou o gol de empate de pênalti e comemorou provocando a torcida pernambucana, que invadiu gramado e agrediu jogadores e funcionários.
Raniel é o artilheiro do Vasco na temporada 2022 com 16 gols marcados e retorna à equipe num momento crucial, que vai definir o futuro da equipe para o ano que vem. Pelo segundo ano consecutivo na Série B do Brasileirão, o Vasco precisa conquistar o acesso para dar um alívio aos torcedores, garantir investimentos maciços da 777, empresa dona da SAF vascaína, e a possibilidade de um clube voltar a disputar grandes títulos.
Passagem do atacante Raniel pelo Vasco é marcada por altos e baixos
Raniel foi contratado no início da temporada com a missão de substituir Germán Cano. Iniciou sua trajetória no Vasco cercado por muita desconfiança, mas marcou gols nos primeiros três jogos da temporada, o que acabou amenizando a pressão sobre o atleta.
Mas ele não conseguiu manter as boas atuações e foi alvo de críticas por parte dos torcedores vascaínos. Mesmo pressionado, o atacante seguiu fazendo gols importantes, como nas vitórias sobre Londrina e Criciúma, e nos empates com Ituano e Sport, este último o mais emblemático, quando marcou de pênalti, mostrando uma frieza que impressionou pelo momento importante, crítico e decisivo do Vasco na competição.
De volta à equipe justamente para a partida derradeira, será Raniel o principal candidato a herói do acesso vascaíno?