A Globo pode deixar de transmitir a Copa do Mundo em 2030. De acordo com o site “Notícias da TV”, a emissora decidiu manter os direitos de 2026, mas preferiu não estender o contrato para a edição centenária, que acontece quatro anos depois.
Dessa forma, a Vênus Platinada deve economizar 50% do que pagaria a FIFA em relação ao contrato anterior, que foi quebrado com a ascensão da pandemia da Covid-19. No antigo acordo, a Globo desembolsava algo em torno de 90 milhões de dólares (cerca de R$ 484 milhões). Já nas cifras atuais, o pagamento caiu para 40 milhões de euros (R$ 215 milhões) anuais.
O novo contrato também dá direito a emissora carioca de transmitir outros torneios da FIFA, como o Mundial Sub-20, por exemplo. Além disso, o canal também adquiriu metade dos jogos da Copa do Mundo Feminina deste ano, que acontece na Austrália e na Nova Zelândia.
Globo vai deixar de transmitir a Copa do Mundo em 2030?
Apesar de não ter assegurado os direitos para exibir a competição, nada impede que haja uma nova rodada de negociações entre a emissora e a entidade para a venda dos jogos da edição de 2030. A expectativa, inclusive, é que isso aconteça e por um valor menor do que o acordado anteriormente.
Por fim, vale lembrar que para 2026, a Vênus Platinada também abriu mão da exclusividade da Copa, uma vez que agora a competição passa a ter 48 seleções, ou seja, 104 jogos, sendo impossível transmitir todos os duelos em um único canal na TV Aberta. Dessa forma, existe a possibilidade de sublicenciamento com outro canal, como a Band, que transmitiu a Copa de 2014.