Globo resolveu abandonar o Brasileirão e se arrependeu amargamente

Você sabia que a Globo já deixou de transmitir uma edição do Campeonato Brasileiro? O episódio aconteceu em 1990, depois da emissora carioca ter transmitido três edições com o contrato assinado em 1987 com o Clube dos 13.

Desta forma, a Bandeirantes resolveu assumir o acordo e exibir as partidas na TV aberta na véspera do campeonato. E deu sorte: no Brasileirão daquele ano, o Corinthians, liderado por Neto, conquistou seu primeiro título nacional na história.

Com o tamanho da torcida alvinegra, a audiência da emissora explodiu. Em um clássico contra o São Paulo, a audiência marcou acima dos 50 pontos em SP para a Band. No ano seguinte, a Globo novamente ficou de fora e a Band transmitiu o Brasileirão de 1991 de maneira exclusiva.

Desta vez, a emissora exibiu o primeiro título do São Paulo de Telê Santana, que foi campeão contra o Bragantino na decisão. Ao perceber o sucesso da Band, a Globo retomou as transmissões em 1992.

O ano em que Silvio Santos achou ouro com o Corinthians e a Globo ficou chupando dedo

Em 1995, a Copa do Brasil não possuia a mesma importância e relevância que nos dias de hoje. Por isso, a principal emissora da época, Rede Globo, não transmitia a competição. Foi aí que a SBT, de Sílvio Santos, aproveitou para “tomar” responsabilidade do torneio.

Com uma nova roupagem, a emissora transformou a competição em um produto muito mais vistoso, e fez o torneio explodir nos medidores de audiência. Para melhorar a situação, o Corinthians foi o protagonista da competição naquele ano, se sagrando campeão.

Em seu primeiro ano de transmissão da Copa do Brasil, a SBT superou a marca de 50 pontos de audiência em São Paulo. A emissora de Silvio Santos só foi ter uma audiência maior em 2001, na final do reality show Casa dos Artistas.

O canal transmitiu a Copa do Brasil com exclusividade em TV aberta por mais dois anos, mostrando os títulos de Cruzeiro (1996) e Grêmio (1997). Em 1998, também mostrou a primeira conquista do Palmeiras. No entanto, a Globo também havia adquirido os direitos de transmissão na época.