Ainda no início de março, a CBF compartilhou uma importante notícia aos torcedores, confirmando um incentivo aos artilheiro das equipes do futebol nacional. Agora, há uma premiação para os maiores goleadores do Campeonato Brasileiro que atuam na Série A, contando com o troféu Roberto Dinamite. A mudança será feita a partir desta temporada, gerando expectativas.
A determinação chega para homenagear o maior ídolo da história do Vasco da Gama, e além do prêmio, o maior artilheiro fica com uma quantia de dinheiro que varia de acordo com o desempenho do goleador. Na última quarta-feira (20), a CBF revelou que, em 2024, o valor se desdobrará em 100 mil reais fixos, além de cinco mil reais por cada gol marcado durante as 38 rodadas.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, deu detalhes sobre a decisão e comentou sobre a importância de Dinamite ao esporte: “É mais do que merecido, por tudo que o Roberto Dinamite representa para o futebol brasileiro. Um ídolo do esporte nacional, exemplo maior de atleta, sempre cumpridor de seus deveres e um artilheiro-nato. A CBF vai sempre reverenciar o legado dos nossos craques”, disse.
Dinamite acumula números impressionantes com a camisa do Vasco
Além da premiação ao jogador, o clube a que pertencer o artilheiro, também receberá um troféu com referência a Dinamite. No total, Roberto Dinamite balançou as redes em 190 oportunidades apenas na competição. Assim, segue como o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, algo impressionante. No Campeonato Carioca, com 284 gols, ele defende o mesmo reconhecimento.
Dinamite é ídolo marcante do esporte nacional, e além dos números pelo Brasileiro, pelo Carioca, deixou uma história evidente com a camisa do Vasco da Gama. Na equipe carioca, o profissional balançou as redes em 708 oportunidades, sendo 184 em São Januário, onde também é o maior artilheiro. A homenagem descarta qualquer tipo de rivalidade entre clubes do Rio.