Alberto Valentim está muito próximo de ser o novo técnico do Atlético-GO. O anúncio por parte dos goianos deve acontecer já nos próximos dias. O treinador é o para favorito para assumir o clube após a demissão de Mozart na última segunda-feira (01). O objetivo da equipe goianiense já é contar com o mais novo comandante contra o Londrina, na próxima segunda-feira, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O técnico, de 48 anos, contabiliza passagens por gigantes do futebol brasileiro, como Palmeiras, Vasco, Botafogo e Athletico-PR, além de Avaí e Cuiabá. O último trabalho de Valentim foi no CSA, em 2022.
O técnico é a primeira opção do presidente do Atlético-GO, Adson Batista, que após vitória por 2 a 1 sobre a Chapecoense, na última terça-feira (01), o cartola falou da importância em fechar o quanto antes a contratação do novo treinador do Dragão.
“Espero estar com o novo treinador o mais rápido possível. Mas não temos muitas opções. Olha o Goiás, está com um bom auxiliar como interino, mas também porque não tem alternativas no mercado”, disse Adson.
“Eu tenho que buscar um treinador com um pouco de experiência, com algo a acrescentar. Um treinador que seja referência, um comandante. Que os jogadores respeitem. Não que o Mozart não tenha comando, mas a filosofia não se encaixou com o clube”, completou.
Fracasso no Vasco
Alberto Valentim dirigiu o Vasco entre agosto de 2018 e abril de 2019, mas foi demitido pela direção cruz-maltina por não agradar o clube com seu trabalho.
Valentim não deixou saudades no Cruz-Maltino, e seu trabalho começou a ser questionado pela cúpula e torcedores vascaínos por conta da queda de rendimento da equipe na Taça Rio de 2019, principalmente nos clássicos. Além disso, o treinador mudava constantemente a escalação do time, o que passou a desagradar a todos no clube.
Embora tenha sido o grande responsável pela permanência do Vasco na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2018, a perda do Campeonato Carioca no ano seguinte para o rival Flamengo foi a gota d’água para a demissão do treinador.
A avaliação da direção do Vasco foi que Valentim não teve um trabalho ruim, mas que uma grande pressão caiu sobre ele muito por conta de suas escolhas. Ao todo, nessa sua passagem pelo São Januário, o treinador comandou a equipe em 41 jogos, com 18 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. E foi campeão da Taça Guanabara de 2019.