Fluminense encaminha venda que pode mudar a história do futebol brasileiro

O Fluminense pode estar próximo de acertar uma negociação que promete mexer com as estruturas do futebol brasileiro. De acordo com informações do jornal ‘O Globo’, o presidente do Tricolor Carioca, Mário Bittencourt, tem em mãos uma proposta para que o clube carioca seja a mais nova Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil.

Segundo a reportagem, a proposta que deve chegar ao Conselho do Flu é da venda de 51% do clube a um fundo, muito provavelmente vindo da Arábia Saudita. Além disso, o banco BTG estaria cuidando de todo o processo da venda do Fluminense. Vale destacar que desde o ano passado há uma discussão interna sobre a possibilidade de o clube se transformar em uma SAF.

A principal preocupação está relacionada às questões financeiras do clube. Afinal de contas, uma equipe que se vende para uma SAF tem como objetivo o pagamento de dívidas, além da possibilidade de se montar uma equipe competitiva a curto prazo. No Brasil, clubes como Botafogo, Cruzeiro e Vasco são comandadas atualmente por SAF’s.

Mário Bittencourt fala sobre possibilidade do Fluminense se transformar em uma SAF

O presidente do Tricolor das Laranjeiras já havia comentado sobre o assunto em dezembro do ano passado. Na ocasião, ele, cujo mandato vai até o final deste ano, afirmou que está a frente das negociações para uma possível compra por parte de uma SAF onde ele, inclusive, poderia entrar como CEO do Fluminense caso a negociação seja concretizada.

“A missão que me foi dada é de reconstruir o Fluminense. Para isso, é preciso ter serenidade e pensamento de longo prazo. Pretendemos sim avançar no modelo de criação de uma SAF. Ela será criada em ambiente de total transparência, sempre com total responsabilidade. Nosso compromisso é não colocarmos em risco os destinos de uma instituição de 122 anos”, afirmou Bittencourt.