Flamengo, Santos e São Paulo mostram a força da base e rivais ficam no chinelo

Três das melhores bases do futebol brasileiro, Flamengo, Santos e São Paulo estão entre as equipes que mais revelaram atletas para o futebol europeu. O trio lidera o número de jogadores que atualmente disputam a elite das cinco principais ligas europeias.

Em um levantamento do Blog do Rafael Reis, do “UOL Esporte”, se verificou qual equipe brasileira mais revela atletas para as cinco principais ligas do Velho Continente (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês).

Como critério, o portal considerou atletas que se profissionalizaram em times brasileiros ou que se transferiram dessa equipe direto para alguma liga, mesmo que tenha feito as categorias de base por um clube estrangeiro.

Times brasileiros que mais revelaram atletas para as principais ligas europeias

  1. Flamengo: 10 jogadores
  2. Santos: 10 jogadores
  3. São Paulo: 7 jogadores
  4. Corinthians: 6 jogadores
  5. Athletico-PR: 4 jogadores
  6. Grêmio: 4 jogadores
  7. Internacional: 4 jogadores
  8. América-MG: 3 jogadores
  9. Coritiba: 3 jogadores
  10. Desportivo Brasil: 3 jogadores
  11. Fluminense: 3 jogadores
  12. Palmeiras: 3 jogadores
  13. Vasco: 3 jogadores

Fonte: “Blog do Rafael Reis”.

Fla e Peixe ficaram empatados na liderança com atletas cada. O time Rubro-Negro, recentemente, aumentou os investimentos na base e fez várias vendas para o exterior. Dentre elas estão: Vinícius Júnior (Real Madrid), Lucas Paquetá (West Ham), João Gomes (Watford), Matheus França (Crystal Palace), Vini Souza (Sheffield United), Rodrigo Muniz (Fulham), Lázaro (Almería), Natan (Napoli), Reinier (Frosinone) e Kauã Santos (Eintracht Frankfurt).

Já o time da Vila Belmiro, como todos sabemos, é uma fábrica de talentos. Ainda que a fase em campo não seja das melhores, o Alvinegro Praiano sempre revela grandes jogadores, como: Deivid Washington (Chelsea), Kaiky (Almería), Lucas Pires (Cádiz), Felipe Anderson e André Anderson (Lazio), Kaio Jorge (Frosinone), Ângelo (Strassbourg), Caio Henrique (Monaco) e Emerson Palmieri (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid).

Por fim, no total, 38 equipes do nosso futebol tem pelo menos um jogador revelado na elite do futebol europeu. Um exemplo disso é Gabriel Martinelli, revelado pelo Ituano e que hoje defende o Arsenal, da Inglaterra.