O Flamengo está entre os 100 times que mais gastaram em transferências na última década, de acordo com um levantamento feito pelo site “Transfermarkt”, especialista em mercado da bola.
Se pegarmos um recorte apenas de clubes brasileiros, o Rubro-Negro carioca é o líder da lista. Ao total, foram 192,5 milhões de euros (cerca de R$ 1 bilhão, na atual cotação) gastos na compra de jogadores, ou empréstimos desde 2013.
Isso reflete nas seis contratações mais caras da história do clube (Gabigol, Gerson, Arrascaeta, Everton Cebolinha, Pedro e Vitinho), todas feitas nesse período.
Os gastos colocam o Flamengo na 82ª colocação do ranking dos times que mais gastaram desde então. É o único brasileiro a figurar no top-100. O Palmeiras, que vem logo na sequência, é o 102º. Já o terceiro colocado dos brazucas é o São Paulo, que ocupa o 141º lugar. Por fim, entre os 150 ainda aparece o Atlético-MG, exatamente na posição 150.
No top-10, o domínio é de ingleses, com Chelsea e Manchester City nas duas primeiras colocações. O time Londrino investiu pesado desde a compra de Todd Boelhy, dando um salto para a liderança. Veja os dez primeiros:
Os dez clubes que mais investiram em transferências desde 2013
- Chelsea (ING): 1,99 bilhão de euros
- Manchester City (ING): 1,67 bilhão de euros
- Barcelona (ESP): 1,60 bilhão de euros
- Manchester United (ING): 1,60 bilhão de euros
- Juventus (ITA): 1,53 bilhão de euros
- Paris Saint-Germain (FRA): 1,33 bilhão de euros
- Arsenal (ING): 1,15 bilhão de euros
- Real Madrid (ESP): 1,10 bilhão de euros
- Liverpool (ING): 1,09 bilhão de euros
- Atlético de Madri (ESP): 1,07 bilhão de euros