A Copa do Brasil de 2022 bateu o recorde de maior audiência televisiva desde 2018. O duelo entre Flamengo e Corinthians, no Maracanã, registrou uma média de 26,5 pontos na TV aberta, em São Paulo.
Somente o duelo da última quarta-feira marcou uma média de 36 pontos na capital paulista. Essa foi a maior audiência da Rede Globo no ano, contando todas as suas transmissões ao vivo.
Apesar disso, a final da Copa do Brasil de 2022 ficou atrás em audiência em relação a decisão de 2018, que envolveu Cruzeiro e Corinthians. Na partida em Itaquera, vencida pelos mineiros por 2 a 1, a Vênus Platinada teve uma média de 40 pontos no Ibope. A competição, no geral, teve 28,7 pontos.
Em 2019, com a ausência de times paulistas na decisão, o número diminuiu, mas não foi algo que chamasse a atenção. A final entre Athletico-PR e Inter, registrou 24 pontos de média no jogo da Arena da Baixada e 27 no duelo do Beira-Rio. Vale lembrar que esse número é valido apenas para São Paulo capital. 25,6 foi a pontuação geral daquela edição.
No ano seguinte, a taça retornou para SP. O Palmeiras venceu o Grêmio em dois duelos sem público, em decorrência da pandemia da COVID-19. O jogo que decretou o título Alviverde teve 26 pontos e a competição como um todo teve média de 24,1.
O pior cenário aconteceu no ano passado, quando a pandemia ainda estava em alta e os clubes paulistas não atingiram as fases finais da Copa do Brasil.
Por fim, a competição continuará sendo do grupo Globo até 2026. A novidade para a próxima temporada fica por conta da mudança das datas das finais, que serão em um domingo ao invés de quarta-feira.