A Fifa se pronunciou neste domingo (21) após o atacante Vinicius Jr sofrer mais um caso de racismo durante a partida entre Real Madrid e Valencia, pelo Campeonato Espanhol.
O presidente da entidade, Gianni Infantino, através das redes sociais, prestou ao jogador de 22 anos e todos os outros que uma vez passaram por esse tipo de situação.
“Toda nossa solidariedade a Vinicius. Não há lugar para o racismo no futebol e nem na sociedade, e a Fifa apoia todos os jogadores e jogadoras que tenham sofrido isso“, escreveu.
“Os acontecimentos ocorridos durante a partida entre Valencia e o Real Madrid mostram como essa luta é crucial“, completou.
Infantino também afirmou que vai impor um protocolo para das entidades seguirem quando acontecer casos de racismo. As medidas são utilizadas nas competições da Fifa e a recomendação é que sigam para as demais.
O primeiro passo é paralisar o jogo e comunicar o motivo. Na sequência, os jogadores saem do gramado e a depender da situação, suspender a partida. Em casos ainda mais extremos, pode ser dado W.O ao adversário.
“Estas são as regras que devem ser implementadas em todos os países e em todas as ligas. Claramente, é mais fácil falar do que fazer, mas precisamos fazer isso e precisamos apoiá-lo por meio da educação“, destacou o mandatário.
Por fim, a Fifa também vai cobrar uma postura mais rígida de La Liga, em especial sobre essas três regras. A entidade que organiza o futebol espanhol não tem conseguido coibir os atos de racismo contra o atacante do Real Madrid.