No dia 26 de julho de 2023, mais uma vez o futebol se viu envolvido em um escândalo de assédio sexual. O técnico da seleção feminina da Zambia, Bruce Mwape, de 63 anos, se recusou a responder perguntas sobre uma investigação envolvendo alegações de conduta sexual imprópria com os seus jogadores durante uma coletiva de imprensa. A situação gerou controvérsia, já que os jornalistas foram impedidos de indagar sobre a investigação em curso.
Mwape, que lidera a equipe feminina desde 2018, está sob investigação devido às alegações de assédio, com a Associação de Futebol da Zambia (FAZ) encaminhando sua investigação para a FIFA. Uma jogadora anônima da equipe fez uma declaração contundente segundo o noticiado pelo Guardian: “Se [Mwape] quer dormir com alguém, você tem que dizer sim. É normal que o técnico durma com as jogadoras da nossa equipe”.
Pressão sobre o técnico cresce ao redor do mundo
Um jornalista espanhol tentou questionar Mwape sobre as acusações. Porém, o técnico indicou que não iria responder, e um oficial da FIFA instruiu os repórteres a “limitar as perguntas ao futebol e ao torneio apenas”. Apesar disso, o interesse mundial sobre a situação em Zâmbia aumenta, ampliando a pressão sobre o treinador.
Quando perguntado sobre as alegações e se ele renunciaria, Mwape respondeu: “Que ambiente, afetando a equipe, em particular? Sobre o que você está falando? Gostaria de saber, porque não há como eu me aposentar [renunciar] sem motivo. Talvez o seu motivo seja o que você está lendo na mídia, ou na imprensa, mas a verdade do assunto deve realmente sair, não apenas rumores”.
Repercussão da investigação
O secretário-geral da FAZ, Adrian Kashala, após encaminhar o caso à FIFA, disse: “Embora não tenhamos registro de reclamações oficiais de ninguém sobre as alegações, consideramos essas alegações muito sérias e abrimos um inquérito sobre o assunto. Colaboraremos com o Serviço de Polícia da Zâmbia e outros stakeholders relevantes para lidar com esta questão”.
A seleção da Zâmbia se classificou para as Olimpíadas de Tóquio em 2021 e a Copa do Mundo na Austrália e Nova Zelândia, que começa neste mês. Entretanto, a equipe enfrenta dificuldades no torneio, já tendo sofrido duas derrotas, colocando ainda mais pressão sobre Mwape.