A FIFA, entidade máxima do futebol, quer que o VAR seja utilizado o menor número de vezes possível na Copa do Mundo, que ocorre entre novembro e dezembro, no Catar.
De acordo com informações do jornalista Marcel, Rizzo, do “UOL Esporte”, as equipes de arbitragem escolhidas para os jogos da competição passaram 36 seminários como forma de preparação. Nos encontros, foi frisado várias vezes a importância da decisão correta ser tomada em campo.
Pierluigi colina, chefe da comissão de arbitragem da FIFA, afirmou que “o objetivo é preparar o árbitro da melhor maneira possível para evitar o uso da tecnologia” e ainda afirmou que o VAR serve apenas para “corrigir o erro humano” e não ser o centro das atenções.
Copa do Mundo tem novidade tecnológica e inicio antecipado; confira
A FIFA também pretende utilizar o impedimento semiautomático na competição. Serão diversas câmeras que vão captar pontos do atleta e levar as imagens instantaneamente à cabine do VAR. Dessa forma, o assistente de vídeo não irá mais precisar traçar as linhas de forma manual.
A tecnologia está em testes desde o Mundial de Clubes de 2019 e está pronta para o seu primeiro uso na Copa do Mundo de 2022, que começa no dia 20 de novembro, com o duelo entre Catar e Equador.
Por fim, a entidade decidiu antecipar o inicio do torneio em dia para o jogo de abertura envolver o país-sede. Anteriormente, a partida entre Senegal e Holanda estava marcada para ser o primeiro jogo da Copa.