O meia alemão Mesut Ozil anunciou sua aposentadoria do futebol na última quarta-feira (22), aos 34 anos. Além da vitoriosa carreira no esporte, Ozil construiu uma fortuna avaliada em 640 milhões de reais.
O agora ex-jogador fez sua fortuna a partir dos investimentos em eSports e criptomoedas. Com o sucesso, ele passou a investir em outras áreas, como cosméticos, imóveis, cafeterias e até no futebol.
Como Ozil construiu sua fortuna?
De acordo com o jornal Marca, o alemão iniciou seus investimentos na empresa M10. A marca de roupas de grife rendeu ao jogador um milhão de euros no primeiro ano e em seguida se expandiu para o setor de chuteiras.
Além disso, Ozil investiu nos eSports. Por meio da M10, ele comprou uma equipe de Dusseldorf, na Alemanha, e a rebatizou como M10 Esports
Por fim, em 2022, o meia começou os investimentos em criptomoedas, mais especificamente o seu NFT (Token Não Fungível), por meio de sua empresa. Ele também adquiriu parte das ações do Necaxa, time de futebol do México.
Como jogador, Ozil foi campeão do mundo com a Alemanha em 2014 e se destacou jogando pelo Arsenal e Real Madrid. Ainda teve passagens por Schalke 04, Werder Bremen, Fenerbahçe e Istanbul Basaksehir (sua última equipe). Foram 697 jogos, 119 gols e mais de 190 assistências na carreira.