FIA reconhece Felipe Massa campeão da Fórmula 1 em 2008
Embora esteja aposentado das pistas de Fórmula 1 desde o ano de 2017, Felipe Massa continua tendo seu nome ecoado nos bastidores da modalidade. Pendurando o capacete mesmo sem um título pessoal de renome em sua prateleira, o brasileiro se conteve com o reconhecimento de dois Campeonatos Mundiais de Construtores dados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Em um contexto mais dinâmico, Felipe Massa jamais ousou finalizar uma temporada encabeçando o primeiro lugar no ranking geral. Em contrapartida, o ex-piloto conseguiu empolgar com duas “taças” em sua bagagem coletiva. Nos anos de 2007 e 2008, o notório atleta, junto da Ferrari, foram coroados como os melhores construtores de carros de corrida.
Apesar da façanha ter sido reconhecida pela entidade que rege a Fórmula 1, Felipe Massa segue lutando pelo reconhecimento do título mundial de 2008. Sobretudo, o brasileiro acredita ter sido prejudicado por Nelsinho Piquet, quando o piloto em questão, propositalmente, ocasionou acidente para retirar pontos do compatriota.
“Me roubaram. Foi um campeonato perfeito, que acabou por um ponto (de diferença) em Interlagos. Mas depois vimos que houve uma corrida manipulada, e o resultado deveria ter sido cancelado. (…) Fui campeão por 38 segundo, mas não foi verdade. Fui campeão para sempre”, disparou o brasileiro em entrevista ao argentino Infobae.
Relembre a polêmica envolvendo Felipe Massa
A edição de 2008 é colocada como a principal da carreira de Felipe Massa por ter sido a mais próxima que o ex-piloto chegou de ser coroado como o campeão mundial de Fórmula 1. Depois de finalizar a corrida de Interlagos em primeiro lugar, o brasileiro ostentou o status de melhor piloto por 38 segundos.
A princípio, com Lewis Hamilton ocupando a sexta posição antes do fim da corrida e Felipe finalizando o GP em primeiro lugar, a combinação perfeita estava criada para o brasileiro ostentar o primeiro título do país após Ayrton Senna. Contudo, Timo Glock foi ultrapassado pelo britânico, fator que culminou com o segundo lugar geral ficando com Massa.
Relembre como o ranking final ficou:
- 1º Lugar: Lewis Hamilton – 98 pontos
- 2º Lugar: Felipe Massa – 97 pontos
- 3º Lugar: Kimi Raikkonen – 75 pontos
- 4º Lugar: Robert Kubica – 75 pontos
- 5º Lugar: Fernando Alonso – 61 pontos.